terça-feira, 20 de dezembro de 2011

DESRESPEITO AOS ANIMAIS


              Há quem defenda os carroceiros mesmo vendo-os chicoteando os cavalos. Mas além de chicotear eles fazem (ou deixam de fazer) outras coisas piores: não alimentam bem seus cavalos e os deixam morrendo de sede...
              Tenho algumas amigas que moram em frente a um campo de futebol. Muitos carroceiros deixam seus cavalos ali de vez em quando para pastarem. Porém, se esquecem de uma coisa: ‘a gente não quer só comida, a gente quer comida, diversão... E ÁGUA.’ Sim, animais também sentem sede e precisam beber água.
              Num domingo desses, eu estava na casa de uma dessas amigas que moram em frente a esse campo de futebol e vimos um cavalo ali, no campo, preso e pastando. Fazia um calor bem intenso e o cavalo estava no SOL FORTE. Certa hora ele começou a ficar inquieto andando pra lá e pra cá gritando (ou como se diz, relinchando?). Pensei: coitado, será que ele está com sede? Uma de minhas amigas encheu uma bacia d´água e fomos até o cavalo (volta e meia elas tem que fazer isso, elas que não são as donas do cavalo). A minha vontade mesmo era a de soltar o cavalo, mas como poderíamos correr risco de vida e também causar problemas ao animal, apenas tentamos levar um pouco de alívio ao bichinho. A bacia não era tão grande, não tinha muita água, mas já deu uma ajudinha. O cavalo foi direto beber a água, e às vezes ele colocava água na boca e jogava em seu corpo, de tanto calor! Em meio aos goles ele olhava para nós com as orelhas em pé e balançando o rabo. Parecia ter ficado contente.
  



              INDIGNAÇÃO 1: Como pode uma pessoa deixar um bicho preso e no sol, sem água!? Como pode uma pessoa escolher ter um animal e não cuidá-lo bem!?
              INDIGNAÇÃO 2: Enquanto o cavalo estava bebendo a água e nós o observando, passou um homem com uma criança de uns 8 ou 9 anos. O homem passou e parou logo adiante, a menina colocou algo no chão, próximo ao cavalo, saiu correndo e esse algo começou a fazer fumaça... Eu não quis acreditar até que realmente aconteceu: o algo que fazia fumaça era uma bombinha que estourou e assustou o cavalo, fazendo-o ficar mais inquieto do que já estava, justo enquanto ele estava bebendo água... O homem (que pra mim ainda não é homem) e a criança (que é um projeto de delinquente) saíram rindo. É triste ver um adulto ensinando uma criança a ser marginal desde pequena.
              Essa brincadeira é de muito mau gosto, pois além de estressar o animal com um susto, dependendo do susto isso pode até provocar a morte do animal.
              Até quando o ser humano vai ser assim tão irracional!?
             
13/12/2011

Nenhum comentário:

Postar um comentário