sábado, 21 de janeiro de 2012

DESCASO COM PASSAGEIROS DE ÔNIBUS - texto escrito e publicado em julho de 2011

   Já que um dos assuntos que tem se falado tanto no momento é sobre os ônibus, retomo um pequeno depoimento que escrevi e enviei para o Espaço do Leitor, do Jornal Correio do Povo, e que eles publicaram na íntegra, no dia 09 de julho de 2011:


DESCASO:


É revoltante o descaso com os passageiros das linhas de ônibus da região metropolitana, especialmente os que foram jogados embaixo do Viaduto da Conceição, grande ponto de tráfico de drogas, prostituição, perigo dia e noite, especialmente nas noites, pois não há policiamento. Sem contar a sujeira do lugar que, quando chove, pinga e escorre água suja do viaduto em cima das pessoas. Não sei se a responsabilidade pela escolha desse local é da prefeitura de Porto Alegre. Mas a responsabilidade, ou melhor dizendo, a irresponsabilidade pelo serviço dos ônibus é da Metroplan, principalmente da Soul, empresa que infelizmente preciso utilizar. Durante o dia: muitos atrasos, mesmo em horários que já não há engarrafamento, desorganização nas filas e ninguém que ajude a organizá-las, gerando confusão e furos nas filas. Durante as noites: os ônibus saem mais cedo do horário, deixando os passageiros esperando por 40 minutos pelo próximo ônibus, arriscando suas vidas naquele local perigoso e, repito, SEM POLICIAMENTO. Mais de uma vez me aconteceu de chegar na hora do ônibus, ou minutos antes, e ele já ter saído. A resposta pra isso, claro, é que o meu relógio é que está errado, bem como também devem estar errados todos os relógios das ruas, da TV e das rádios. Porém na última vez que isso me aconteceu a própria Soul se denunciou, porque um de seus ônibus tinha um relógio no letreiro e este estava igualsinho ao meu, então pude constatar que o ônibus saiu mesmo mais cedo. Eu tive de esperar 40 minutos sozinha embaixo do Viaduto da Conceição. Também já aconteceu de meu pai estar chegando na parada quando o ÚLTIMO ônibus estava saindo, o motorista o viu, um senhor com mais de 60 anos correndo em frente ao ônibus, mas simplesmente não quis parar para pegá-lo, quando, até onde sei, a partir de um certo horário da noite POR LEI OS ÔNIBUS DEVEM PARAR EM QUALQUER LUGAR para pegar o passageiro. Com certeza muitos passageiros têm casos parecidos para contar. Até quando vamos pagar caro pela passagem e ter um serviço de péssima qualidade?







     
     Essa é uma foto de Rodrigo Abrahão, que encontrei no site olhares.com
    A foto está bonita. Mas perceba o clima dos prédios ao lado e imagine que o terminal de ônibus fica aí embaixo.



Um comentário:

  1. Oi Cibele, (sou o Rodrigo, autor da foto), li o teu texto e tb penso como tu com relação ao desrespeito que ocorre com os usuários do transporte diariamente, eu tb utlizo este terminal e diversas vezes perdi o último onibus devido eles anteciparem a saida em 3 ou cinco minutos, quando chego na parada e olho o relogio e vejo que faltariam dois minutos para o veículo deixar o terminal, fico muito indignado, mas me dizem a mesma coisa que dizem para ti, nossos relógios é que estão errado, e fazem a gente passar por louco, e tb quem não vai ficar ter de esperar 40 u 50 min pelo próximo ônibus! . Quanto ao terminal estar situado ali, hoje te confesso que até me acostumei e nãoa cho tão perigoso quanto falam, tirando a madrugada, vejo o que se vê em todo o centro, mendigos, pedintes, as vezes algumas brigas ... eu me acostumei a fazer compras dos feirantes que ficam 24 horas ali embaixo do viaduto, tem ótimos preços e frutas e legumes frescos . Tambe´m se encontra embaixo do viaduto o Dog do Cuscão que é uma delícia, eu não sou muito fã de cachorro quente, mas te digo que é bem caprichado o Dog deles. Uma vez escutei que o fato do nosso terminal (digo dos ônibus de Alvorada) estar no viaduto seriam pelo não comprometimento da SOUL em pagar sua parte pelo espaço embaixo do Camelódromo (mas não tenho certeza). Eu acho que no Camelódromo é mais agitado e mais confuso que no Viaduto, precisavamos de melhores banheiros, higiene e reparos no terminal do Viaduto. Mas nada dá certo tb, se não tivermos respeito por parte dos profissionais pelo destrato muitas vezes e dos usuários que deixam lixo pelo local ou atiram pela janela.

    ResponderExcluir