quarta-feira, 14 de dezembro de 2011

COLETA SELETIVA EM ALVORADA (RS) PARECE NÃO ESTAR FUNCIONANDO MUITO BEM


              Desde quando encontrei na caixinha de correio um panfleto sobre o início da coleta seletiva no município de Alvorada / RS (não lembro quando foi, mas foi há alguns meses) já começamos a separar o lixo aqui em casa. Mesmo sendo uma das poucas casas (quiçá, a única, pelo que vejo no meu bairro) que separa o lixo, toda terça-feira eu (ou meu pai) coloco o lixo seco no muro, pois é o dia da coleta seletiva.
              A primeira coisa estranha que percebemos foi que quem estava pegando o lixo eram os carroceiros, catadores de lixo. Tudo bem, eu sei que muita gente vive com a coleta do lixo, mas me pergunto se eles usam de fato todo o lixo, ou se separariam apenas algumas coisas e jogariam o resto em qualquer lugar... Não sei, só sei que continuamos separando nosso lixo.
              Há umas três semanas percebi que colocávamos o lixo no muro e ele permanecia lá ao final do dia... Um certo dia liguei para SMOV e comentei que a coleta não havia passado e perguntei se ainda estava funcionando. Disseram que estava funcionando normalmente e que iria passar sim. Porém anoiteceu e o lixo permaneceu em frente à nossa casa...
              Na outra semana aconteceu a mesma coisa. Meu pai disse que quando saiu para trabalhar viu o caminhão da coleta seletiva passar, mas o caminhão não parou para pegar nosso lixo...
              Por pelo menos 3 semanas colocamos o lixo seco na frente de casa e recolhemos ao final do dia, porque: ou a coleta não passou, ou passou e não pegou o lixo não sei porque.
              Alvorada só começou a ter coleta seletiva esse ano e ainda por cima ela parece não estar funcionando muito bem... Assim não dá! Até quando vai ser assim!?
              Nessa semana resolvi fazer um apelo, como pode ser visto na foto. Parece que funcionou, pois o lixo em seguida foi levado. Eu não pude ficar cuidando e não sei se de fato o caminhão da coleta passou, mas pelo menos o lixo foi levado embora. Ainda bem, porque eu já estava com medo de nesse Natal estar com o saco cheio mas não de presentes, e sim, de lixo.



              Que isso sirva de estímulo para as outras pessoas que não sabem que essa coleta existe, mesmo tendo sido feita essa panfletagem sobre o assunto. Aqui de casa sai um saco de lixo cheio de lixo seco toda semana. Pelo menos já é um saco de lixo a menos no lixão normal, e a mais a ser reaproveitado. Imagine isso de cada casa, de cada rua, de cada bairro... Quando será que as pessoas vão pensar nisso?

Nenhum comentário:

Postar um comentário